segunda-feira, 8 de novembro de 2010

OSSE


OSSE: Necessária sempre!


Muitas pessoas perguntam sobre a OSSE, o que lá acontece e como lá se trabalha. Na realidade muitos perguntam: “O que é a OSSE?”. É fácil de responder e ao mesmo tempo não é! Me explico…
É fácil respondem o que é a OSSE. É a Obra Social Santa Edwiges, fundada a muitos anos, sob a proteção de Santa Edwiges e em função da promoção humana, da assistência aos necessitados e visando um futuro melhor para jovens, para crianças e famílias.
A OSSE é uma obra assistencial e de promoção humana. Assistencial no sentido de socorrer os que precisam. De promoção humana no sentido de plantar um futuro e condições de vida digna.
No aspecto assistencial a OSSE cadastra famílias e pessoas necessitadas e lhes fornece cestas básicas, leite, remédios, etc. Nem sempre é fácil separar quem é realmente carente e quem está ali para usufruir de uma generosidade e assistência gratuitas. Assim, é sempre importante um trabalho de investigação sobre as reais necessidades de cada um. Se alguém que não precisa se serve do que a OSSE oferece, então alguém que precisa pode estar sendo privado do que realmente tem necessidade.
Ainda no aspecto assistencial a OSSE oferece atendimento médico e odontológico, bem como psicológico. Isto é de fundamental importância, pois o sistema de saúde público, embora auto-elogiado pelos governantes, cada um na sua área (nacional, estadual e municipal), ainda são deficitários, quanto não inoperantes. Este trabalho de assistência médica em diversas áreas é fruto da generosidade de muitos: particulares, do Brasil e do exterior, que doam materiais e recursos para o atendimento; profissionais da saúde que doam de seu tempo e trabalho.
Na dimensão da promoção humana a OSSE tenta apresentar caminhos profissionalizantes aos jovens, com cursos diversos. Há sempre um grande número de interessados que, aos poucos, vão se colocando em par de igualdade com quem tem mais condição de um curso semelhante em alguma escola particular.
Outras iniciativas são cumpridas pela OSSE através de parcerias, seja com entidades civis, seja com o poder público. Tudo em função da pessoa, especialmente daqueles que estão mais próximos do Santuário Santa Edwiges. De fato, o Santuário é um lado de um trabalho de evangelização e crescimento humano e religioso. O outro lado é este, o de assistência e promoção humana. E é a OSSE que cumpre este papel.
Se é fácil falar sobre a OSSE é também difícil! A parte fácil está descrita aqui, ao menos em parte. A parte difícil é que ainda há muito o que fazer e poucas pessoas disponíveis para isto. Por isso é difícil falar da OSSE: ela ainda não alcançou o melhor de si pela ausência de voluntários, de empenho de pessoas que têm tempo mas não disposição e dedicação.
É difícil falar de OSSE quando ainda muitas meninas se prostituem, meninos se alienam nas drogas, famílias passam fome e doentes não têm remédios. É difícil falar da OSSE quando ainda precisamos fazer mais. Apenas um caso serve como exemplo: durante meses foi anunciada a necessidade urgente de um profissional de farmácia que pudesse oferecer duas ou três horas da semana para a organização da farmácia da OSSE e algum atendimento técnico. Se houvesse uma resposta rápida e decidida muitos doentes teriam sido assistidos e servidos.
Assim, se você pode doar o seu tempo e conhecimento, talento e desejo de fazer o bem, procure a OSSE e ofereça a si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário